O Imovél tem o preço certo?

Valor do Imóvel: o que faz o preço?

Você provavelmente deve imaginar, mas será que sabe ao certo quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel? Um dos princípios básicos para o corretor de imóveis é ter domínio da sua área de atuação e se manter atualizado acerca dos assuntos mais relevantes do mercado imobiliário. E claro, saber quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel é fundamental para a negociação com o cliente.

Ao comprar ou vender uma casa, apartamento ou outro empreendimento, é comum a discussão entre corretores de imóveis e clientes em torno do preço do imóvel. No Brasil, a compra de um imóvel é talvez o mais importante negócio que a pessoa fará durante a sua vida. Por isso, os cuidados com a solidez do imóvel, documentação, contratos e se o sonho é também um bom negócio devem ser realizados com o auxílio de um profissional especializado da corretagem imobiliária.

De acordo com pesquisa realizada pelo portal imobiliário ZAP, um dos portais que também é parceiro do Imobex, com a ajuda do consultor da área imobiliária Sylvio Lindenberg, foram apontados quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel, e uma simulação em percentuais do quanto cada fator pode ser responsável por influenciar na valorização de um imóvel. Sabemos que o preço de um imóvel pode variar muito dependendo de alguns itens importantes, por isso conheça os 10 principais fatores que influenciam no preço do imóvel.

Quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel?

Localização do imóvel

O primeiro fator que mais tem influência no preço do imóvel é a localização, responsável por 25% do preço da casa ou apartamento. Segundo a pesquisa, os imóveis situados em uma área onde há hospitais, farmácias, bancos e supermercados acessíveis levam vantagem. As pessoas querem morar próximas a serviços e encontrar infraestrutura na região, por isso shoppings, estádios, ruas calmas e fácil acesso ao transporte público também possuem influência no preço do imóvel. A localização pesa muito em um imóvel, pois mesmo que o prédio seja velho, se estiver em frente ao mar ele vale mais.

Segurança do imóvel

O segundo fator que mais influencia no preço do imóvel é a segurança que ele oferece, que corresponde a 15% da valorização do imóvel. Segundo os dados divulgados, portão automático com rápida abertura, chaves de porta com segredo e elevador automatizado, que possui código por andar, são itens que atraem os moradores. Viver em um bairro seguro é o desejo da maioria das pessoas, que muitas vezes optam por morar em um apartamento ou condomínios fechados. Além disso, quanto maior for a infraestrutura que protege o empreendimento e seus moradores, mais valorizado ele será.

Vaga na garagem do imóvel

O terceiro fator que tem mais influência no preço do imóvel é ele possuir ao menos uma vaga na garagem, que contabiliza também 15% como influenciador no valor do imóvel. Por falta de lugar na rua e também em razão da segurança, possuir um local para estacionar o automóvel dentro do imóvel é levado muito em consideração. Contudo, a pesquisa aponta que ter apenas uma vaga, dependendo da localização do imóvel, às vezes pode depreciá-lo, por se comum que famílias tenham mais de um carro.

Área de lazer do imóvel

O quarto fator de influência no preço do imóvel é a área de lazer oferecida, responsável por 10% do preço da propriedade. Segundo a pesquisa, as incorporadoras estão apostando na diversidade de opções que envolvem a área de lazer, com empreendimentos que oferecem sala de cinema, brinquedoteca, salão de festa, área para praticar esporte, além de piscina e churrasqueira, que são atrativos que costumam chamar a atenção do comprador.

Elevador do imóvel

O quinto fator que pode influenciar no preço do imóvel são os elevadores, responsáveis por 9% do valor final do imóvel. De acordo com a pesquisa, elevadores são itens de grande relevância, e prédios que não os possuem fica naturalmente desvalorizados.

Face para o sol do imóvel

O sexto fator que influencia no preço do imóvel é a posição do imóvel em relação ao sol, que tem 7% de peso sobre o valor do imóvel. A iluminação natural oferece mais conforto para quem vive em um apartamento, principalmente, então as unidades que recebem a luz solar são mais valorizadas e vendem mais rapidamente. Em São Paulo, por exemplo, a melhor face para o imóvel estar direcionado é a norte, em que apartamentos com tal direção vendem mais rápido pela sua posição favorecida.

Andar do imóvel

O sétimo item que influencia no preço do imóvel é o andar em que um apartamento está localizado, que corresponde por 6% da valorização do mesmo. As unidades mais baixas são as menos procuradas, diz a pesquisa, e quanto mais alto é o andar de um apartamento, mais ele é valorizado, pois além da vista, a menor quantidade de ruídos vindos da rua faz com que os andares superiores sejam os preferidos dos moradores.

Varanda do imóvel

O oitavo fator de influência no preço do imóvel é se ele possui uma varanda, que valoriza o imóvel em 5%. Abrir a janela ou sair na varanda do apartamento e ter um vista privilegiada, como um parque ou uma praça, é um dos itens que pode valorizar o empreendimento.

Vista do imóvel

O nono item de influência no preço do imóvel é a sua vista, que possui relação com a existência de uma varanda, e representa 4% do preço da propriedade. De acordo com os dados, os imóveis em frente a parques, praças, praias e calçadão são bem valorizados.

Infraestrutura e tecnologia do imóvel

O décimo e último fator que tem mais influência no preço do imóvel é se ele é ajustado à tecnologia e disponibiliza cabo para televisão e wireless, que pode somar 4% do preço da propriedade. A automação residencial e predial já é uma necessidade e proporciona valor à propriedade.

Outros fatores que influenciam no preço do imóvel

Além dos 10 fatores que influenciam no preço do imóvel apontados acima, ainda há outros que podem influir na valorização ou não do imóvel. Alguns exemplos: Vizinhança do imóvel, principalmente para casas, se ficam localizadas ao lado de algum salão de festas ou empresa barulhenta ou com mau cheiro; Rua do imóvel, se é uma rua ou avenida movimentada pode não ser a primeira opção do cliente; Idade do imóvel, que pode ser um fator de redução do preço da casa ou apartamento, pois construções mais antigas tendem a ter mais problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, etc; Planta e acessórios do imóvel, quantos dormitórios um imóvel possui e armários e móveis planejados também influem no valor do imóvel; Acabamento do imóvel, o tipo de piso, revestimento e pintura nas paredes, portas e janelas, etc causam boa impressão no imóvel e influenciam positivamente no valor do mesmo.

Retirado do site Imobex


Visite nosso Portal

http://meuapartamento.xyz

O site que tem tudo completo e fácil.

Aguardamos sua visita.

Rosto Página Oficial p Marketin
Página Oficial de Negócios Imobiliários

Uma consideração sobre “O Imovél tem o preço certo?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s